Engenharia de Processos, Ambiente, Consultoria e Serviços

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS NA ÁREA DE HIGIENE E SEGURANÇA OCUPACIONAIS

Ruído, Iluminação, Gases e Vapores, Empoeiramento, Ambiente Térmico e Águas Residuais

A EPACS (Engenharia de Processos, Ambiente, Consultoria e Serviços) realiza um conjunto de ensaios para a quantificação de agentes químicos e físicos presentes nos locais de trabalho, possuindo um conjunto variado de equipamentos de medição, o que lhe permite uma grande diversidade e flexibilidade na prestação de serviços nesta área de intervenção.

Além dos ensaios já formatados, podem ser apresentadas propostas de execução de outros ensaios necessários à caraterização dos locais de trabalho, em função das necessidades de cada cliente. O trabalho é elaborado por técnicos de segurança no trabalho. A EPACS dispõe de uma Licença de Auditor Ambiental emitido pelo MITADER.

RUÍDO OCUPACIONAL

Este ensaio contempla a medição dos níveis de ruído nos postos de trabalho e a avaliação da exposição dos trabalhadores ao ruído com base no Decreto-Lei 182/2006.

Pode ainda ser efetuada a seleção e/ou verificação dos protetores auditivos, de forma a verificar e/ou propor protetores auditivos adequados aos níveis de ruído existentes, e o preenchimento das fichas individuais de ruído.

ILUMINAÇÃO

Este ensaio contempla a medição dos níveis de iluminância nos postos de trabalho, com base na Norma ISO 8995, e a verificação da adequabilidade dos níveis de iluminação existentes ao tipo de atividades realizadas em cada posto de trabalho.

GASES E VAPORES

Estes ensaios contemplam a medição dos níveis de gases e vapores orgânicos e inorgânicos nos postos de trabalho (metano, hidróxido de sódio, peróxido de hidrogénio, cloro, dióxido de carbono, monóxido de carbono, etc.), de forma a comparar os resultados obtidos com os valores limite de exposição (VLE) referidos na legislação e/ou normalização aplicável.

EMPOEIRAMENTO

Este ensaio contempla a medição dos níveis de poeiras nos postos de trabalho (poeiras de algodão, poeiras totais, poeiras respiráveis, sílica, poeiras metálicas, etc.), e a comparação dos resultados obtidos com os valores limite de exposição (VLE) definidos na legislação e/ou normalização aplicável.

AMBIENTE TÉRMICO

Este ensaio contempla a medição das condições ambientais nos postos de trabalho (temperatura do ar, temperatura húmida, temperatura do globo e velocidade do ar), de forma a determinar o WBGT (parâmetro utilizado para avaliar o conforto térmico de trabalhadores expostos a ambientes quentes), com base nas normas ISO 7243, ISO 7726 e ISO 9920.

QUALIDADE DA ÁGUA

Este ensaio contempla a medição  de parámetros de qualidade de água. Alguns ensaios são realizados in situ outros são realizados no laboratório. Os parámetros a medir são: temperatura, pH, alcalinidade, condutividade eléctrica, sólidos totais dissolvidos, sólidos suspensos, demanda bioquímica do oxigenio, demanda química do oxigénio, nitritos, nitratos, amónia, sulfatos, sulfitos, cloro dissolvido.

ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUAIS

Esta actividade contempla a caracterização das lamas de ETAR, efluentes e sua classificação para uso benéfico na agricultura ou sua deposição segura no caso de conter materiais perigosos. Os parámetros a determinar são: pH, sólidos voláteis, matéria orgánica, nutrientes (Ptotal, Ntotal, K), metais (Hg, As, Cd, Cr, Pb, Cu, Ni e Zn), compostos organicos voláteis e compostos poliaromáticos.

Scroll to Top